Neste espaço apresentarei as perguntas enviadas por e-mail e suas respostas. As questões de ordem pessoal não aparecerão neste espaço, foram respondidas diretamente aos remetentes.

1. "Os sonhos não são apenas uma continuação do que vivemos durante o dia?"

Resp.: Muitas vezes , as ocorrências marcantes do dia aparecerem nos sonhos, pedindo uma solução ou dando continuidade a mesma. Mas, muitas vezes, os sonhos fazem uso dessas mesmas situações do dia-a-dia para "falar" algo muito mais pessoal, profundo e desconhecido ao sonhador.

________________________________________

2. "O que significa sonhar que se está tendo relações sexuais com pessoas do mesmo sexo? Isto indica homossexualidade?"

Resp.: Normalmente, o ato sexual num sonho pode ser visto como o símbolo que representa a união mais íntima, o desejo de incorporar algo ao Ego (eu consciente). Ou seja, quando se sonha com o ato sexual pode ser que se esteja desejando incorporar uma ou mais características daquela pessoa, seja do mesmo sexo ou de outro sexo do sonhador.

________________________________________

3. "O que são sonhos recorrentes?"

Resp.: São aqueles sonhos que se repetem com frequência. Normalmente, eles podem indicar uma situação emocional que a pessoa precisa resolver. Seu inconsciente está tentando alertá-la.

________________________________________

4. "Quando procurar um psicólogo? Como saber se preciso de terapia?"

Resp.: Na verdade, a Psicoterapia seria um processo indicado à toda e qualquer pessoa, visto que propicia o autoconhecimento. Entretanto, como este não é o padrão em nosso país, pode-se dizer que a Psicoterapia é indicada por uma infinidade de razões, ou seja, toda a vez que se sente que as coisas não vão bem em nossa vida, é hora de buscar ajuda. Via de regra, procura-se um terapeuta quando sente-se muita insegurança, medos, depressão, insatisfação com a vida profissional ou afetiva, uma vivência traumática ou doenças psicossomáticas.

________________________________________

5. "Em sua web você fala sobre Psicoterapia Analítica Junguiana. Ela é melhor que a Freudiana?"

Resp.: Não se trata de melhor ou pior. Elas são apenas diferentes. Abordam o psiquismo de modos diferentes, mas possuem a mesma finalidade: levar o indivíduo ao encontro de si mesmo.

________________________________________

6. "Em sua monografia, você fala sobre literatura e filmes. Porque os considera importantes na Psicologia?"

Resp.: A Psicologia Junguiana se vale dos mitos, contos de fadas, lendas, etc., para demonstrar realidades psicológicas. Portanto, todas as formas de mídia apresentam realidades psicológicas. Por exemplo, quando um livro ou filme e até uma música nos causa uma grande impressão, não há como negar que ele está nos falando de algo muito importante de nós mesmos.